Livros de Sigmund Freud

O pensamento é o ensaio da ação.

Sobre o Autor

Sigmund Freud

Sigismund Schlomo Freud, mais conhecido por Sigmund Freud (6 de maio de 1856 - 23 de setembro de 1939), nasceu em Freiberg, na Áustria. Foi neurologista e fundador da Psicanálise.

Melhores Livros de Sigmund Freud

Mais frases de Sigmund Freud

O sonho é a satisfação de que o desejo se realize.

Qualquer coisa que encoraje o crescimento de laços emocionais tem que servir contra as guerras.

Um homem que está livre da religião tem uma oportunidade melhor de viver uma vida mais normal e completa.

A ciência não é uma ilusão, mas seria uma ilusão acreditar que poderemos encontrar noutro lugar o que ela não nos pode dar.

A inteligência é o único meio que possuímos para dominar os nossos instintos.

A renúncia progressiva dos instintos parece ser um dos fundamentos do desenvolvimento da civilização humana.

É escusado sonhar que se bebe; quando a sede aperta, é preciso acordar para beber.

Os judeus admiram mais o espírito do que o corpo. A escolher entre os dois, eu também colocaria em primeiro lugar a inteligência.

O pensamento é o ensaio da ação.

A nossa civilização é em grande parte responsável pelas nossas desgraças. Seríamos muito mais felizes se a abandonássemos e retornássemos às condições primitivas.

Somos feitos de carne, mas temos de viver como se fôssemos de ferro.

É quase impossível conciliar as exigências do instinto sexual com as da civilização.

O estado proíbe ao indivíduo a prática de atos infratores, não porque deseje aboli-los, mas sim porque quer monopolizá-los.

A felicidade é um problema individual. Aqui, nenhum conselho é válido. Cada um deve procurar, por si, tornar-se feliz.

Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada!

O sonho representa a realização de um desejo.

No príncipio era a ação.

O homem enérgico e que é bem sucedido é o que consegue transformar em realidades as fantasias do desejo.

A sede de conhecimento parece ser inseparável da curiosidade sexual.

Se quiseres poder suportar a vida, fica pronto para aceitar a morte.

A religião é comparável a uma neurose da infância.

Eduque-o como quiser; de qualquer maneira há-de educá-lo mal.

Nenhum ser humano é capaz de esconder um segredo. Se a boca se cala, falam as pontas dos dedos

Se o desenvolvimento da civilização é tão semelhante ao do indivíduo, e se usa os mesmos meios, não teríamos o direito de diagnosticar que muitas civilizações, ou épocas culturais - talvez até a humanidade inteira - se tornaram neuróticas sob a influência do seu esforço de civilização?

Não posso imaginar que uma vida sem trabalho seja capaz de trazer qualquer espécie de conforto. A imaginação criadora e o trabalho para mim andam de mãos dadas; não retiro prazer de nenhuma outra coisa.

Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons.

Podemos nos defender de um ataque, mas somos indefesos a um elogio.

Podemos nos defender de um ataque, mas somos indefesos a um elogio.

Onde abundam as dores brotam os licores

De erro em erro, vai-se descobrindo toda a verdade

O intelecto nunca descansa até conseguir audiência.

O falso é às vezes a verdade de cabeça para baixo.

O instinto de amar um objeto demanda a destreza em obtê-lo, e se uma pessoa pensar que não consegue controlar o objeto e se sentir ameaçado por ele, ela age contra ele.

Em última análise, precisamos amar para não adoecer.

Fui um homem afortunado; na vida nada me foi fácil.

Um dia, quando olhares para trás, verás que os dias mais belos foram aqueles em que lutaste.

Se queres viver, prepara-te para morrer.

Quem não ama adoece!

Fica-se muito louco quando apaixonado.

Não me cabe conceber nenhuma necessidade tão importante durante a infância de uma pessoa que a necessidade de sentir-se protegido por um pai.

Aonde quer que eu vá, eu descubro que um poeta esteve lá antes de mim.

Existo onde não penso

O caráter de um homem é formado pelas pessoas que escolheu para conviver.

Existe duas maneiras de ser feliz nesta vida, uma é fazer-se de idiota e a outra sê-lo.

Não me lembro de nenhuma necessidade da infância tão grande quanto a necessidade da proteção de um PAI. (Em O MAL ESTAR NA CIVILIZAÇÂO)

A crença em Deus subsiste devido ao desejo de um pai protetor e imortalidade, ou como um ópio contra a miséria e sofrimento da existência humana.

Não somos apenas o que pensamos ser. Somos mais; somos também, o que lembramos e aquilo de que nos esquecemos; somos as álavras que trocamos, os enganos q cometemos,os inpulsos a que cedemos, sem quere.

A popularização leva à aceitação superficial sem estudo sério. As pessoas apenas repetem as frases que aprendem no teatro ou na imprensa. Pensam compreender algo da psicanálise porque brincam com seu jargão...

Quem tem olhos para ver e ouvidos para ouvir, se convence que os mortais não podem ocultar nenhum segredo. Aquele que não fala com os lábios, fala com as pontas dos dedos: nós nos traímos por todos os poros.

Quem tiver olhos para ver e ouvidos atentos pode convencer-se de que nenhum mortal é capaz de manter segredo. Se os lábios estiverem silenciosos, a pessoa ficará batendo os dedos na mesa e trairá a si mesma, suando por cada um dos seus poros.

Seriamos melhores, se não fossemos tão bons.

A antítese de brincar não é o que é sério, mas o que é real.

O homem é dono do que cala e escravo do que fala. Quando Pedro me fala sobre Paulo, sei mais de Pedro que de Paulo.

As grandes coisas podem ser reveladas através de pequenos indícios

Disse Platão que os bons são os que se contentam com sonhar aquilo que os maus fazem na realidade.

O pensamento é a ação ensaiando.

O sonho é a estrada real que conduz ao inconsciente.

Todo tratamento psicanalítico é uma tentativa para libertar o amor recalcado.

O novo sempre despertou perplexidade e resistência.

As pessoas ficam muito loucas quando apaixonadas.

Não permito que nenhuma reflexão filosófica me tire a alegria das coisas simples da vida

Cães amam seus amigos e mordem seus inimigos, bem diferente das pessoas, que são incapazes de sentir amor puro e têm sempre que misturar amor e ódio em suas relações.

Nos sonhos envergamos a semelhança com aquele homem mais universal, verdadeiro e eterno que habita na escuridão da noite primordial.

Brincadeiras não existem Freud disse isso.

Toda anedota, no fundo, encobre uma verdade

Nós nunca somos tão desamparadamente infelizes como quando perdemos um amor.

Contra os ataques é possível nos defendermos: contra o elogio não se pode fazer nada.

A Psicanálise é,em essência,uma cura pelo amor.

A maioria das pessoas não quer realmente a liberdade, pois liberdade envolve responsabilidade, e a maioria das pessoas tem medo de responsabilidade.

Estar apaixonado é estar mais próximo da insanidade do que da razão.

Precisamos amar para não adoecer.

“... [a religião é] um sistema de doutrinas e promessas que, por um lado, lhe explicam os enigmas deste mundo com perfeição invejável e que, por outro lado, lhe garantem que uma Providência cuidadosa velará por sua vida e o compensará, numa existência futura, de quaisquer frustrações que tenha experimentado aqui. O homem comum só pode imaginar essa Providência sob a figura de um pai ilimitadamente engrandecido. Apenas um ser desse tipo pode compreender as necessidades dos filhos dos homens, enternecer-se com suas preces e aplacar-se com os sinais de seu remorso. Tudo é tão patentemente infantil, tão estranho à realidade, que, para qualquer pessoa que manifeste uma atitude amistosa em relação à humanidade, é penoso pensar que a grande maioria dos mortais nunca será capaz de superar essa visão da vida. Mais humilhante ainda é descobrir como é vasto o número de pessoas de hoje que não podem deixar de perceber que essa religião é insustentável e, não obstante isso, tentam defendê-la, item por item, numa série de lamentáveis atos retrógrados.”

Nunca dominaremos completamente a natureza, e o nosso organismo corporal, ele mesmo parte desta natureza, permanecerá sempre como uma estrutura passageira, com limitada capacidade de realização e adaptação.

Somos feitos de carne, mas temos de viver como se fôssemos de ferro. É verdade, tenho tido que viver como se fosse de ferro, porém estou muito motivada.. quero começar a caminhar hoje.. tenho esperanças pois já perdi 2 kilos depois que fiz a aposta com uma amiga minha... bom hoje no café às 8h35m da manhã comi meio pão frances com margarina e um copo de 200 ml de café com leite; às 10.30 tomei outro copo de café com leite e às 11h40m comi 5 folhas médias de alface, 2colheres de cenoura cozida em rodelas, uma panqueca recheada com carne moida média no almoço. Quando chegar em casa do trabalho vou caminhar no lago.. Deus me abençoe...

Ao tomar uma decisão de menor importância, eu descobri que é sempre vantajoso considerar todos os prós e contras. Em assuntos vitais, no entanto, tais como a escolha de um companheiro ou profissão, a decisão deve vir do inconsciente, de algum lugar dentro de nós. Nas decisões importantes da vida pessoal, devemos ser governados, penso eu, pelas profundas necessidades íntimas da nossa natureza.

Nunca se pode dizer até onde esse caminho nos levará; cede-se primeiro em palavras e depois, pouco a pouco, em substância também.

O sucesso substitui todos os argumentos

A América realmente é grandiosa. Mas é um grandioso equívoco

A civilização começa com a repressão

Não posso imaginar que uma vida sem trabalho seja capaz de trazer qualquer espécie de conforto. A imaginação criadora e o trabalho para mim andam de mãos dadas; não retiro prazer de nenhuma outra coisa. Esta seria uma receita para a felicidade, se não fosse a idéia terrível de que a produtividade da gente depende inteiramente de nosso modo de sentir. Que há de ser da gente, quando os pensamentos cessarem de aparecer e as palavras adequadas não se apresentarem? Não se pode deixar de tremer diante de tal possibilidade. É por isso que, embora submetendo-me ao destino como um homem honesto, não deixo de fazer secretamente a minha oração: acima de tudo, que não surja nenhuma doença ou qualquer miséria física que me paralise as faculdades da criação. Como dizia o rei Macabeth: Morreremos com as armaduras nos ombros.

Ninguém escreve para ganhar fama, que, de qualquer maneira, é coisa transitória, ou para atingir a imortalidade. Seguramente, escrevemos em primeiro lugar para satisfazer alguma coisa que se acha dentro de nós, não para as outras pessoas. É claro que, quando os outros reconhecem os nossos esforços, a satisfação interior aumenta, mas, mesmo assim, escrevemos primeiramente para nós mesmos, seguindo um impulso que vem de dentro.