Livros de Goethe

Sobre o Autor

Goethe

Johann Wolfgang von Goethe (28 de Agosto de 1749 em Frankfurt am Main – 22 de Março de 1832 em Weimar). Escritor, cientista e filósofo alemão.

Melhores Livros de Goethe

O homem só é levado ao desejo de conhecer se fenômenos notáveis lhe chamam a atenção. Para que esta perdure, é preciso haver um interesse mais profundo, que nos aproxime cada vez mais dos objetos. Observamos então uma grande diversidade diante de nós. Somos obrigados a separá-la, distingui-la e recompô-la, daí resultando uma ordenação que pode ser apreciada com maior ou menor satisfação.

Nada é tao necessário ao homem como o amor, de todas as suas maneiras e formas de existir. É terível saber que existem pessoas sem alma e sem sentimento para as pequenas coisas que ainda tem valor nesta terra.

Que gente esta, cuja alma está inteiramente amarrada à etiqueta, aplicando, durante anos, todos os seus pensamentos e esforços a manter-se rigidamente à mesa! E não fazem isso porque nada mais tenham em que ocupar-se; ao contrário, o trabalho acumula-se precisamente porque um mundo de dificuldadezinhas impede a marcha dos negócios sérios.

Não há um momento que não devore a ti e aos teus; não há um só instante em que tu não destruas, não sejas forçado a destruir. O teu passeio mais inocente custa a vida a centenas de pobres vermezinhos. Com uma passada, tu deitas abaixo os edifícios penosamente erigidos pelas formigas, e fechas de modo ignominioso a tumba sobre todo um pequeno universo...

Essa concorrência, e o modo como ficam atentos, um procurando obter vantagem sobre o outro; vejo as paixões mais mesquinhas, mais miseráveis, sem qualquer tipo de pejo (...) Vês, não posso compreender a raça humana, tão inconsciente á ponto de prostituir-se de maneira tão baixa.

Qualquer coisa que você possa fazer, ou sonha fazer, comece a fazê-la. A ousadia tem em si genialidade, força e magia

Fiz a minha casa sobre o nada; por isso, o Mundo inteiro é meu.

Não lhe faltam as forças precisamente quando lhe são mais necessárias?

Sim, nada mais sou do que um viajante, um peregrino sobre a terra! E você é alguma coisa mais do que isso?

O talento molda-se na solidão; o caráter, na convivência.

Um homem esperto não comete erros menores

“Acredite em si, depois saberá como viver”

O amor é uma coisa ideal; o casamento, uma coisa real; a confusão do ideal com o real jamais fica impune.

Ninguém é tão irremediavelmente escravizado quanto aquele que acredita equivocamente que é livre.

“Montanhas não podem ser vencidas, exceto por caminhos sinuosos”

O homem com percepção suficiente para admitir suas limitações é o que mais se aproxima da perfeição.

É preciso abraçar a volúpia, fartar-se de prazeres e não ter medo da morte.

Nós sonhamos quando falamos na morte.

Sempre foi meu destino entristecer aqueles a quem devia proporcionar felicidade.

Não é medo, nem desejo, é um tumulto interior, imcompreensível, que ameaça rasgar-me o peito, que me sufoca!

Não sentes que a tua desdita reside no teu coração destruído, no teu cérebro transtornado, e que nenhum rei da Terra poderia ajudar-te.

Oh, o que sei, todos podem saber - meu coração, porém, somente a mim pertence.

Não há alegria maior no mundo do que ver como uma grande alma se abre ao nosso encontro.

Mas também na vida cotidiana é insuportável ouvir gritarem, quando alguém se comporta de maneira livre, nobre, inesperada: Esse homem bebeu demais, está louco. Vocês homens tão sóbrios e sábios, deveriam envergonhar-se!

Eu me embriaguei por mais de uma vez na vida, minhas paixões nunca estiveram longe da loucura, e não me arrependo: porque foi assim que vim a compreender que, desde tempos imemoriais, foram considerados ébrios ou loucos os homens extraordinários, que realizaram grandes coisas, coisas que pareciam impossíveis.

Vejamos então, se há outra maneira de imaginarmos como se sente o homem decidido a livrar-se do fardo da vida, que, segundo dizem, é agradável. Porque somente temos o direito de falar sobre determinada situação quando somos capazes de sentí-la e compreendê-la.

Nosso espírito é um ser de uma natureza realmente indestrutível, e sua atividade continua de eternidade a eternidade. É como o Sol, que parece se pôr apenas aos nossos olhos terrenos, mas que, na realidade, nunca se põe, antes brilhando sem cessar.

Ousadia contém genialidade, poder e magia. O amor e o desejo são as asas do espírito das grandes façanhas. O verdadeiro amor é aquele que permanece sempre, se a ele damos tudo ou se lhe recusamos tudo. Mas onde se deve procurar a liberdade é nos sentimentos. Esses é que são a essência viva da alma. Na plenitude da felicidade, cada dia é uma vida inteira. Nem todos os caminhos são para todos os caminhantes. Em relação a todos os atos de iniciativa e de criação, existe uma verdade fundamental cujo desconhecimento mata inúmeras idéias e planos esplêndidos: a de que no momento em que nos comprometemos definitivamente, a providência move-se também. Toda uma corrente de acontecimentos brota da decisão, fazendo surgir a nosso favor toda sorte de incidentes e encontros e assistência material que nenhum homem sonharia que viesse em sua direção. O que quer que você possa fazer ou sonhe que possa, faça. Coragem contém genialidade, poder e magia. Comece agora. Só é merecedor da liberdade e da vida. Quem tem de conquistá-la de novo todos os dias. Quem é firme em seus propósitos molda o mundo a seu gosto. Precisamos sempre mudar, renovarmo-nos, rejuvenescer; caso contrário, endurecemos. Devemos ouvir pelo menos uma pequena canção todos os dias, ler um bom poema, ver uma pintura de qualidade e, se possível, dizer algumas palavras sensatas. Somos moldados e guiados pelo que amamos. A cor é a música dos olhos A nitidez é uma conveniente distribuição de luz e sombra. O maior problema de toda arte é produzir por meio de aparências a ilusão de uma realidade mais grandiosa. Tudo quanto se destina a surtir efeito nos corações, do coração deve sair. As dificuldades crescem à medida que nos aproximamos do nosso objetivo. Tudo o que liberta o nosso espírito sem nos dar o controle de nós próprios é prejudicial. Falar é uma necessidade, escutar é uma arte. A ingratidão é sempre uma forma de fraqueza. Nunca vi homens hábeis serem ingratos. Vive quem ousadamente vive. A beleza ideal está na simplicidade calma e serena.

O mundo é tão vazio se pensarmos apenas em montanhas, rios e cidades. Mas conhecer alguém aqui e ali que pensa e sente como nós, e que embora distante, está perto em espírito, eis o que faz da terra um jardim habitado.

...A nossa vida física... vida social, os nossos hábitos, costumes, filosofia, religião e até os nossos conhecimentos casuais, estão constantemente proclamando: ... É PRECISO RENUNCIAR!!!...