Ser jovem e não ser revolucionário é uma contradiÃ... | Che Guevara

Livros de Che Guevara

Ser jovem e não ser revolucionário é uma contradição genética.

Sobre o Autor

Che Guevara

Ernesto Guevara de la Serna, conhecido por Che Guevara ou El Che (Rosário, Argentina, em 14 de Junho de 1928 - La Higuera, Bolivia, 9 de Outubro de 1967), guerrilheiro revolucionário e homem político.

Melhores Livros de Che Guevara

Mais frases de Che Guevara

Lutam melhor os que têm belos sonhos.

Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira.

A farda modela o corpo e atrofia a mente

Sonha e serás livre de espírito... luta e serás livre na vida.

Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros.

Ser jovem e não ser revolucionário é uma contradição genética.

Derrota após derrota até a vitória final.

Não quero nunca renunciar à liberdade deliciosa de me enganar.

O conhecimento nos faz responsáveis.

As tantas rosas que os poderosos matem nunca conseguirão deter a primavera.

O revolucionário deve sempre ser integral. Ele deverá trabalhar todas as horas, todos os minutos de sua vida, com um interesse sempre renovado e sempre crescente. Esta é uma qualidade fundamental.

Acima de tudo procurem sentir no mais profundo de vocês qualquer injustiça cometida contra qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. É a mais bela qualidade de um revolucionário.

Deixe o mundo mudar você e você poderá mudar o mundo.

Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira.

Os grandes só parecem grandes porque estamos ajoelhados

Prefiro morrer de pé que viver sempre ajoelhado.

A sabedoria só nos chega quando não precisamos mais dela.

O importante não é justificar o erro, mas impedir que ele se repita.

Os poderosos podem destruir uma, duas, até três rosas, mas jamais poderão deter a primavera.

Hasta la vitória, siempre!

Déjeme decirle, a riesgo de parecer ridículo, que el revolucionario verdadero está guiado por grandes sentimientos de amor..

Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás.

A culpa de muito dos nossos intelectuais e artistas reside em seu pecado original; não são autenticamente revolucionários.

Eu creio que a primeira coisa que deve caracterizar um jovem comunista é a honra que se sente por ser jovem comunista. Essa honra que o leva a mostrar-se a toda gente na sua condição de ser comunista, que não o submete à clandestinidade, que o não reduz a fórmulas, mas que ele manifesta em cada momento que lhe sai do espírito, que tem interesse porque é o símbolo de seu orgulho. Junta-se a isso um grande sentido do dever para com a sociedade que estamos construindo, para com os nossos semelhantes como seres humanos e para com todos os homens do mundo. Isso é algo que deve caracterizar o jovem comunista. Paralelamente, uma grande sensibilidade a todos os problemas e uma grande sensibilidade em relação a justiça.

O socialismo não é uma sociedade beneficente, não é um regime utópico, baseado na bondade do homem como homem. O socialismo é um regime a que se chega historicamente e que tem por base a socialização dos bens fundamentais de produção e a distribuição equitativa de todas as riquezas da sociedade, numa sitação de produção social. Isto é, a produção criada pelo capitalismo: as grandes fábricas, a grande pecuária capitalista, a grande agricultura capitalista, os locais onde o trabalho humano era feito em comunidade, em sociedade; mas naquela época o aproveitamento do fruto do trabalho era feito pelos capitalistas individialmente, pela classe exploradora, pelos proprietários jurídicos dos bens de produção.

Retroceder Sim, Render-se Jamais

Se o presente é de luta , o futuro nos pertence.

Correndo o risco de parecer ridículo, deixem-me dizer-lhes que o verdadeiro revolucionário é guiado por grandes sentimentos de amor.

Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros.

Não há experiência mais profunda para o revolucionário que o ato da guerra.

Os poderosos podem matar uma, duas , tres flores, mas JAMAIS DETERÃO A PRIMAVERA!!!!

A verdadeira capacidade de um revolucionário se mede por sua habilidade de encontrar táticas revolucionárias adequadas para cada mudança de situação.

O esqueleto de nossa liberdade plena está pronto.Não lhe falta mais que a substÂncia e as vestes ,nós os criaremos.

A argila fundamental de nossa obra é a juventude. Nela depositamos todas as nossas esperanças e a preparamos para receber a bandeira de nossas mãos.

Vou falar, correndo o risco de parecer ridículo que o verdadeiro revolucionário é guiado por fortes sentimentos de amor, é impossível pensar num revolucionário autêntico sem esta característica.

Fuzilamentos? Sim, fuzilamos e continuaremos fuzilando sempre que necessário. Nossa luta é uma luta [dedicada] à morte.

Não nego a necessidade objetiva do estímulo material, mas sou contrário a utilizá-lo como alavanca impulsora fundamental. Porque então ela termina por impor sua própria força às relações entre os homens.

Que importa onde a morte nos irá surpreender! Que ela seja benvinda, desde que nosso grito de guerra seja ouvido, que uma outra mão se estenda para empunhar nossas armas e que outros homens se levantem para entoar cantos fúnebres em meio ao crepitar das metralhadoras e novos gritos de guerra e de vitória!

Permita-me dizer-vos, com o risco de parecer ridículo,que o verdadeiro revolucionário é guiado por grandes sentimentos de generosidade,é impossível imaginar um revolucionário autêntico sem esta qualidade.