Sobre o Autor

Sócrates

Conhecido como patrono da Filosofia, Sócrates influencia até hoje o pensamento ocidental. Não deixou nenhuma obra escrita, sendo seus discípulos Platão e Xenofontes responsáveis por difundir seu pensamento.

Morrer é uma destas duas coisas: ou o morto é igual a nada, e não sente nenhuma sensação de coisa nenhuma; ou, então, como se costuma dizer, trata-se duma mudança, uma emigração da alma, do lugar deste mundo para outro lugar. Se não há nenhuma sensação, se é como um sono em que o adormecido nada vê nem sonha, que maravilhosa vantagem seria a morte!

As três peneiras ... Um homem, procurou um sábio e disse-lhe: - Preciso contar-lhe algo sobre alguém! Você não imagina o que me contaram a respeito de... Nem chegou a terminar a frase, quando Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou: - Espere um pouco. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras? - Peneiras? Que peneiras? - Sim. A primeira é a da verdade. Você tem certeza de que o que vai me contar é absolutamente verdadeiro? - Não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram! - Então suas palavras já vazaram a primeira peneira. Vamos então para a segunda peneira: a bondade. O que vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito? - Não! Absolutamente, não! - Então suas palavras vazaram, também, a segunda peneira. Vamos agora para a terceira peneira: a necessidade. Você acha mesmo necessário contar-me esse fato, ou mesmo passá-lo adiante? Resolve alguma coisa? Ajuda alguém? Melhora alguma coisa? - Não... Passando pelo crivo das três peneiras, compreendi que nada me resta do que iria contar. E o sábio sorrindo concluiu: - Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, quanto você e os outros iremos nos beneficiar. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre irmãos. Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz! Da próxima vez que ouvir algo, antes de ceder ao impulso de passá-lo adiante, submeta-o ao crivo das três peneiras porque: Pessoas sábias falam sobre idéias; Pessoas comuns falam sobre coisas; Pessoas medíocres falam sobre pessoas.

Aqueles que, no sentido preciso do termo cuidam do filosofar, permanecem afastados de todos os desejos corporais sem exceção, mantendo uma atitude inflexível e nao concedendo às paixões. A perda de patrimonios, a pobreza, não lhes causa medo, como acontece com a multidão dos amigos da riqueza; e nem a existencia sem honrarias e sem glória que o infortunio proporciona não é de molde a intimidalos como acontece com aqueles que amam o poder e as honrarias. E, desse modo, eles se mantem afastados dessas especies de desejos

Homem, conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo de Deus.

O sábio sabe que nada sabe

O que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a diligência, a justiça,a educação. São estas as virtude que devem formar o seu caráter.

É costume de um tolo, quando erra, queixar-se do outro. É costume do sábio queixar de si mesmo.

Revolucionario

Se somos contra o Estado, somos apátrida. Se fazemos o bem, somos inimigos. Se falamos a verdade, somos perigosos.Somos tudo, menos o que eles querem!

Só sei que nada sei, sabendo que nada sei, sei mais do que que não sabe que nada sabe.

As almas de todos os homens são imortais. Mas as almas dos homens justos são imortais e divinas.

As almas de todos os homens são imortais, mas as almas dos homens justos são imortais e divinas.

Nenhum cidadão tem o direito de ser um amador em matéria de treinamento físico. Que desgraça é para o homem envelhecer sem nunca ver a beleza e a força do que o seu corpo é capaz.

A verdadeira mentira é, pois, com todo rigor e justeza da expressão, a ignorância que afeta a alma do que foi enganado.

Conhece primeiro a ti, então dominarás o universo.

O homem para ser completo tem que estudar, trabalhar e lutar

A sabedoria começa na reflexão.

Tudo o que sei, é que nada sei!

Seja um homem sério, brinque.

Só sei que nada sei...

Considero próprio investigar a razão de ser de todas as coisas - como são - e rejeitar todas as opiniões sem explicação.

Conhecer a si mesmo, significa descobrir Deus nos outros.

A alegria da alma constitui os belos dias da vida, seja qual for a época.

Reflete ainda nisso: supõe que esse homem volte à caverna e retome o seu antigo lugar. Desta vez, não seria pelas trevas que ele teria os olhos ofuscados, ao vir diretamente do Sol?

A palavra é o fio de ouro do pensamento

Entre os animais ferozes,o de mais perigosa mordedura é o delator.Entre os animais domésticos,o adulador

A mentira nunca vive o suficiente para envelhecer.

Melhor sofrer uma injustiça do que cometê-la

So sei que nada sei! No entato supero a maioria dos Homens que nem isso sabem!

O poder se torna mais forte quando ninguém pensa