Livros de Oscar Wilde

Sobre o Autor

Oscar Wilde

Oscar Wilde foi um dramaturgo, escritor e poeta irlandês. Expoente da literatura inglesa durante o período vitoriano, sofreu enormes problemas por sua condição homossexual, sendo preso e humilhado perante a sociedade.

Melhores Livros de Oscar Wilde

´O segredo da vida consiste em recusar qualquer emoção que não seja conveniente´

I choose my friends for their good looks, my acquaintances for their good characters, and my enemies for their good intellects.

Só pessoas sem imaginação não conseguem encontrar um motivo para beber champagne.

Qualquer mulher faz o homem feliz, desde que ele não a ame

Nesse mundo, a única coisa horrível é o tédio. Eis o único pecado para o qual não há perdão

Certos pecados existem cujo fascínio estava mais na lembrança do que no ato de fazê-lo

Lamentar as experiências vividas é uma forma de impedir o próprio desenvolvimento.

A certeza é fatal. O que me encanta é a incerteza. A neblina torna as coisas maravilhosas.

Nunca devemos lamentar que um poeta seja um bêbado, devemos lamentar que nem todos os bêbados sejam poetas.

Parece-me, às vezes, que Deus ao criar o homem superestimou Sua capacidade.

O homem é menos ele mesmo quando fala de sua pessoa. Mas deixe que se esconda por trás de uma máscara, e então ele contará a verdade.

O egoísmo não consiste em vivermos conforme os nossos desejos, mas sim em exigirmos que os outros vivam da mesma forma que nós gostaríamos. O altruísmo em deixarmos todo mundo viver do jeito que bem quiser.

Quanto à mendicância, é muito mais seguro mendigar do que roubar, mas é melhor roubar do que mendigar. Não! Um pobre que é ingrato, descontente, rebelde e que se recusa a poupar terá, provavelmente, uma verdadeira personalidade e uma grande riqueza interior. De qualquer forma, ele representará uma saudável forma de protesto. Quanto aos pobres virtuosos, devemos ter pena deles mas jamais admirá-los. Eles entraram num acordo particular com o inimigo e venderam os seus direitos por um preço muito baixo. Devem ser também extraordinariamente estúpidos. Posso entender um homem que aceita as leis que protegem a propriedade privada e admita que ela seja acumulada enquanto for capaz de realizar alguma forma de atividade intelectual sob tais condições. Mas não consigo entender como alguém que tem uma vida medonha graças a essas leis possa ainda concordar com a sua continuidade. (A Alma do Homem sob o Socialismo)

- Ele gosta de mim, sei que gosta de mim. É claro que costumo lisonjeá-lo de uma maneira horrível. Tenho um estranho prazer em dizer-lhe certas coisas, mesmo sabendo que vou arrepender-me de as ter dito. Em regra, ele é encantador comigo, e ficamos no estúdio a falar de mil e uma coisas. Às vezes, porém, ele é terrivelmente irreflectido e parece ter um enorme prazer em me fazer sofrer. E então, sinto que entreguei toda a minha alma a alguém que a trata como se fosse uma flor para colocar na lapela, um ornamento para deleite da sua vaidade, um enfeite para um dia de Verão.

Não há outro jeito de livrar-se de uma tentação a não ser sucumbindo a ela. Se você resistir, a sua alma adoecerá desejando aquelas coisas que lhe foram recusadas.

É um absurdo dividir as pessoas em boas e más. Elas ou são encantadoras ou tediosas.

Antigamente canonizávamos nossos heróis. O método moderno é vulgarizá-los.

A desobediência, para quem conhece a história, é a virtude específica do homem. É pela desobediência que ele progrediu - pela desobediência e pela revolta.

Deve-se escolher os amigos pela beleza,os conhecidos pelo caráter e os inimigos pela inteligência

Eu me contento com o melhor.

Toda a gente é capaz de sentir os sofrimentos de um amigo. Ver com agrado os seus êxitos exige uma natureza muito delicada.

As mulheres estragam qualquer romance, com essa mania de querer que eles durem para sempre.

Amar a si mesmo é o inicio de um amor para toda a vida.

Os loucos às vezes se curam. Os imbecis nunca.

Se você não consegue entender o meu silêncio de nada adiantarão as palavras, pois é no silêncio das minhas palavras que estão todos os meus maiores sentimentos.

Todos nós estamos deitados na sarjeta, só que alguns estão olhando as estrelas...

Nos assuntos muito sérios, o essencial é o estilo, não a sinceridade

Amar-se a si mesmo é o começo de uma aventura que dura a vida inteira.

Uma idéia que não é perigosa, não merece nem mesmo ser chamada de idéia.

O destino não manda sinais, ele é muito sábio ou muito cruel para fazer uma coisa dessas.