José de Sousa Saramago (1922 - 2010) é um escritor português galardoado com o Nobel da Literatura em 1988.

José de Sousa Saramago (1922 - 2010) é um escritor português galardoado com o Nobel da Literatura em 1988.

Frases e Pensamentos

111 frases no total. Página 1/4, de 1-30

    "Quando se encontram vestígios humanos antigos, são sempre de homens, o Homem de Cro-Magnon, o Homem de Neanderthal, o Homem de Steinheim, o Homem de Swans combe, o Homem de Pequim, o Homem de Heidelberg, o Homem de Java, naquele tempo não havia mulheres, a Eva ainda não tinha sido criada, depois criada ficou, Você é irónica, Não, sou antropóloga de formação e feminista por irritação."

        José Saramago

    "Da literatura à ecologia, da fuga das galáxias ao efeito de estufa, do tratamento do lixo às congestões do tráfego, tudo se discute neste nosso mundo. Mas o sistema democrático, como se de um dado definitivamente adquirido se tratasse, intocável por natureza até à consumação dos séculos, esse não se discute."

        José Saramago

    "Aprendi a não tentar convencer ninguém. O trabalho de convencer é uma falta de respeito, é uma tentativa de colonização do outro."

        José Saramago

    "Gostar é a melhor maneira de se ter. Ter é a pior maneira de se gostar."

        José Saramago

    "Quero encontrar a ilha desconhecida, quero saber quem sou quando nela estiver."

        José Saramago

    "A propósito, não resistiremos a recordar que a morte, por si mesma, sozinha, sem qualquer ajuda externa, sempre matou muito menos que o homem."

        José Saramago

    "Não é a pornografia que é obscena, é a fome que é obscena."

        José Saramago

    "Estamos usando nosso cérebro de maneira excessivamente disciplinada, pensando só o que é preciso pensar, o que se nos permite pensar."

        José Saramago

    " Se queres ser cego, sê-lo-ás."

        José Saramago

    " Se não formos capazes de viver inteiramente como pessoas, ao menos façamos tudo para não viver inteiramente como animais."

        José Saramago

    "Uma coisa que não tem nome,essa coisa é o que somos"

        José Saramago

    "“O que cada um de nós deve fazer em primeiro lugar, pois não temos outro remédio, é respeitar as nossas próprias convicções, não calar, seja onde for, seja como for, conscientes de que isso não muda nada, mas que ao fazê-lo, pelo menos temos a certeza de que não estamos a mudar”."

        José Saramago

    "ilhos são do mundo (José Saramago)

    Devemos criar os filhos para o mundo. Torná-los autônomos, libertos, até de nossas ordens. A partir de certa idade, só valem conselhos.

    Especialistas ensinaram-nos a acreditar que só esta postura torna adulto aquele bebê que um dia levamos na barriga.

    E a maioria de nós pais acredita e tenta fazer isso. O que não nos impede de sofrer quando fazem escolhas diferentes daquelas que gostaríamos ou quando eles próprios sofrem pelas escolhas que recomendamos.

    Então, filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isto mesmo!

    Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado.

    Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo!
    Então, de quem são nossos filhos? Eu acredito que são de Deus, mas com respeito aos ateus digamos que são deles próprios, donos de suas vidas, porém, um tempo precisaram ser dependentes dos pais para crescerem, biológica, sociológica, psicológica e emocionalmente.

    E o meu sentimento, a minha dedicação, o meu investimento? Não deveriam retornar em sorrisos, orgulho, netos e amparo na velhice?
    Pensar assim é entender os filhos como nossos e eles, não se esqueçam, são domundo!

    Volto para casa ao fim do plantão,início de férias, mais tempo para os fllhos, olho meus pequenos pimpolhos e penso como seria bom se não fossem apenas empréstimo! Mas é. Eles são do mundo. O problema é que meu coração já é deles. Santo anjo do Senhor...

    É a mais concreta realidade. Só resta a nós, mães e pais, rezar e aproveitar todos os momentos possíveis ao lado das nossas crias, que mesmo sendo emprestadas são a maior parte de nós !!!
    A vida é breve, mas cabe nela muito mais do que somos capazes de viver "

        José Saramago

    "Eu tinha dito que iria propor tirar a palavra utopia do dicionário. Mas, enfim, não vou a tanto. Deixe ela lá estar, porque está quieta. O que eu queria dizer, é que há uma outra questão que tem de ser urgentemente revista. Tudo se discute neste mundo, menos uma única coisa: a democracia. Ela está aí, como se fosse uma espécie de santa no altar, de quem já não se espera milagres, mas que está aí como referência. E não se repara que a democracia em que vivemos é uma democracia seqüestrada, condicionada, amputada.

    O poder do cidadão, o poder de cada um de nós, limita-se, na esfera política, a tirar um governo de que não se gosta e a pôr outro de que talvez venha a se gostar. Nada mais. Mas as grandes decisões são tomadas em uma outra grande esfera e todos sabemos qual é. As grandes organizações financeiras internacionais, os FMIs, a Organização Mundial do Comércio, os bancos mundiais. Nenhum desses organismos é democrático. E, portanto, como falar em democracia se aqueles que efetivamente governam o mundo não são eleitos democraticamente pelo povo? Quem é que escolhe os representantes dos países nessas organizações? Onde está então a democracia?"

        José Saramago

    "Como cidadão com ética,sou Responsável de Vendas Profissionais em conceituada Multinacional.
    Técnicamente, o termo Vender tem o significado de Convencer. Logo, vender, é convencer.
    Define também que vender, é praticar por interesse, actos indignos.

    A definição de Político,é difusa, não objectiva, conforme consta no dicionário.No entanto, o político convence sobre a sua doutrina,ou seja, vende o seu ideal. Então, um político é um vendedor !

    A duas ultimas décadas provam que a política insere um acto de mentira, tentando convencer como verdade.

    Define o dicionário, que o Vendedor é aquele que vende.
    Esse mesmo dicionário define o Vendedor da Banha da Cobra; o mesmo que aldrabão

    Fica aqui uma reflexão sobre o Político !"

        José Saramago

    "Música de Discoteca anima-me e diverte-me, musica sinfónica concentra-me, sons da natureza relaxam-me.Contudo, existe um tipo de núsica que que me dá alegria e me motiva: Adoro ouvir a Marcha Fúnebre, num funeral dum politico. Significa que a Energia do Universo, continua a limpeza sobre as almas sujas !"

        José Saramago

    "Filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isto mesmo! Ser pai ou mãe é o maior acto de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo correctamente e do medo de perder algo tão amado. Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo."

        José Saramago

    "Filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isto mesmo ! Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado. Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo."

        José Saramago

    "Definição de filhos
    Filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isto mesmo ! Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado. Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo."

        José Saramago

    "Com o andar dos tempos, mais as atividades da convivência e as trocas genéticas, acabamos por meter a consciência na cor do sangue e no sal das lágrimas, e, como se tanto fosse pouco, fizemos dos olhos uma espécie de espelhos virados para dentro, com o resultado, muitas vezes, de mostrarem eles sem reserva o que estávamos tratando de negar com a boca."

        José Saramago

    "Venham enfim as altas alegrias,
    As ardentes auroras, as noites calmas,
    Venha a paz desejada, as harmonias,
    E o resgate do fruto, e a flor das almas.
    Que venham, meu amor, porque estes dias
    São de morte cansada,
    De raiva e agonias
    E nada."

        José Saramago

    "Eu luminoso não sou. Nem sei que haja
    Um poço mais remoto, e habitado
    De cegas criaturas, de histórias e assombros.
    Se, no fundo poço, que é o mundo
    Secreto e intratável das águas interiores,
    Uma roda de céu ondulando se alarga,
    Digamos que é o mar: como o rápido canto
    Ou apenas o eco, desenha no vazio irrespirável
    O movimento de asas. O musgo é um silêncio,
    E as cobras-d´água dobram rugas no céu,
    Enquanto, devagar, as aves se recolhem."

        José Saramago

    "Nossa maior tragédia
    é não saber o que fazer com a vida."

        José Saramago

    "Uma coisa que não tem nome,essa coisa é o que somos."

        José Saramago

    "É assim a vida, vai dando com uma mão até que chega o dia em que tira tudo com a outra."

        José Saramago

    "Somos todos escritores, só que alguns escrevem e outros não."

        José Saramago

    "É ainda possível chorar sobre as páginas de um livro, mas não se pode derramar lágrimas sobre um disco rígido."

        José Saramago

    "Os politicos são a mentira, legitimada pela vontade do povo!"

        José Saramago

    "O sofrimento em silêncio,causa uma doença silenciosa: A Insanidade Mental!"

        José Saramago

    "A vida é uma aprendizagem diária. Afasto-me do caos e sigo um simples pensamento: Quanto mais simples, melhor !"

        José Saramago

Biografia


José de Sousa Saramago (1922 - 2010) é um escritor, roteirista, jornalista, dramaturgo e poeta português galardoado com o Nobel da Literatura em 1988. Também ganhou o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa.

Saramago é conhecido por utilizar frases e períodos compridos, usando a pontuação de uma maneira não convencional. Os diálogos das personagens são inseridos nos próprios parágrafos que os antecedem, de forma que não existem travessões nos seus livros: este tipo de marcação das falas propicia uma forte sensação de fluxo de consciência, a ponto do leitor chegar a confundir-se se um certo diálogo foi real ou apenas um pensamento. Muitas das suas frases (i.e. orações) ocupam mais de uma página, usando vírgulas onde a maioria dos escritores usaria pontos finais. Da mesma forma, muitos dos seus parágrafos ocupariam capítulos inteiros de outros autores. Apesar disso o seu estilo não torna a leitura mais difícil, os seus leitores habituam-se facilmente ao seu ritmo próprio.

Nasceu na aldeia de Azinhaga, concelho de Golegã, no dia 16 de Novembro de 1922, embora o registo oficial mencione o dia 18.

Publicou o seu primeiro livro, o romance \"Terra do Pecado\", em 1947, tendo estado depois sem publicar até 1966.

Entre os livros de maior destaque estão o Memorial do Convento e o Evangelho Segundo Jesus Cristo.

"Onde não puderes amar, não te demores..."

    Augusto Branco

"Eu não desisti...apenas não insisto mais."

    Cazuza

"As coisas muito claras me noturnam."

    Manoel de Barros

"Fácil é sonhar todas as noites. Difícil é lutar por um sonho."

    Carlos Drummond de Andrade

"O sexo é o alívio da tensão. O amor é a causa"

    Woody Allen

"Os mentirosos estão sempre prontos a jurar."

    Vittorio Alfieri

"Soltar os demônios pode ser muito educativo em certas ocasiões."

    Deepak Chopra

"Todo o homem é culpado do bem que não fez."

    Voltaire

"A maior felicidade é quando a pessoa sabe porque é que é infeliz."

    Fiódor Dostoiévski

"Vento

Pastor das nuvens."

    Mario Quintana