Livros com descontos exclusivos

Saber não é suficiente; devemos aplicar. Querer não é suficiente; devemos fazer.

Sobre o Autor

Goethe

Johann Wolfgang von Goethe (28 de Agosto de 1749 em Frankfurt am Main – 22 de Março de 1832 em Weimar). Escritor, cientista e filósofo alemão.

Melhores Livros de Goethe

Mais frases de Goethe

A temperança é um dos maiores prazeres.

As pessoas tendem a colocar palavras onde faltam idéias.

O que passou, passou, mas o que passou luzindo, resplandecera para sempre.

Quanto mais um homem se aproxima de suas metas, tanto mais crescem as dificuldades.

Saber não basta, devemos aplicar. Desejar não basta, devemos fazer.

De que vale o eterno criar, se a criação em nada acabar?

O mais importante da vida não é saberes onde estás, mas sim para onde vais.

O mais importante da vida não é saberes onde estás, mas sim para onde vais.

A conduta é um espelho no qual todos exibem sua imagem.

Nada mais assustador que a ignorância em ação.

Seja qual for o seu sonho, comece. Ousadia tem genialidade, poder e magia.

Trate as pessoas como se elas fossem o que poderiam ser e você as ajudará a se tornarem aquilo que são capazes de ser.

Todos os dias devíamos ouvir um pouco de música, ler uma boa poesia, ver um quadro bonito e, se possível, dizer algumas palavras sensatas

Ai de mim! Que vazio horrível sinto em meu peito! Quantas vezes digo a mim mesmo: Se pudesses uma vez, ao menos uma vez, apertá-la contra o coração, esse vazio seria desfeito.

Corrigir ajuda; encorajar, ajuda ainda mais

O sucesso reside em três coisas: decisão, justiça e tolerância.

Amo aquele que sonha com o impossível.

Quando não se sabe para onde se vai, nunca se vai muito longe.

Alles in der Welt lässt sich ertragen, Nur nicht eine Reihe von schönen Tagen.

Oh! não tremas! que este olhar, este abraço te digam o que é inefável - abandonar-se sem receio, inebriar-se de uma voluptuosidade que deve ser eterna.

No Topo Do Mundo Ou nas Profundezas Do Desespero...

O gosto só pode ser educado pela contemplação não do que é razoavelmente bom, mas daquilo que é puramente excelente. Só revisando apenas os melhores trabalhos que já fiz é que posso estabelecer um padrão para o futuro.

No momento em que nos comprometemos, a providência divina também se põe em movimento. Todo um fluir de acontecimentos surge ao nosso favor. Como resultado da atitude, seguem todas as formas imprevistas de coincidências, encontros e ajuda, que nenhum ser humano jamais poderia ter sonhado encontrar. Qualquer coisa que você possa fazer ou sonhar, você pode começar. A coragem contém em si mesma, o poder, o gênio e a magia.”

(…) ouvir tudo isso daquela boca e - no tom da mais sincera simpatia! ... Fiquei transtornado e tenho ainda o coração cheio de ódio. Queria que alguém ousasse repetir-me tudo isso para atravessar-lhe a minha espada de lado a lado, - porque só o sangue poderá acalmar-me. Oh! cem vezes já peguei do punhal para livrar meu coração do peso que o esmaga. Conta-se que há uma briosa espécie de cavalos que, perseguidos, quando se vêem demasiadamente excitados tem o instinto de abrir uma veia com os dentes para não rebentarem sufocados. Sinto às vezes vontade de fazer o mesmo: abrir uma veia e conquistar assim, para sempre, a liberdade.

Paciência, paciência; as coisas irão melhor; pois que eu te confesso, meu querido amigo, que tu tens razão; e depois que sou obrigado todos os dias a tratar com os homens, e que vejo o que eles são e por que forma se conduzem, estou mais contente de mim. Sem dúvida, já que nós somos construídos de maneira que comparamos tudo a nós mesmos, e nós mesmos a tudo, segue-se que a felicidade e a miséria existem nos objetos a que nos ligamos, e então nada há mais perigoso do que a solidão. A nossa imaginação, propensa por natureza a elevar-se e nutrida com imagens fantásticas de poesia, cria para si própria uma ordem de seres, da qual nós somos os mais inferiores. Todas as coisas nos parecem maiores do que realmente são, e tudo nos parece superior a nós; e esta operação do entendimento é natural. Conhecemos que nos faltam muitas coisas! E o que nos falta parece que outrem possui! Então o adornamos com tudo que possuímos: assim fizemos um ente perfeito - mas um ente tal só existe nas nossas imaginações. Portanto, quando consideramos um ser feliz, associamos a idéia: é obra nossa, não é realidade. Pelo contrário, quando, apesar da nossa fraqueza e contratempos, continuamos com assiduidade o nosso trabalho sem nos distrair, notamos muitas vezes que navegamos mais, bordejando, do que outros fazendo força de vela e de remos. E...quem tem um verdadeiro conhecimento de si, marcha igual aos outros ou avança ainda mais.

Como somos crianças! Que valor damos a um olhar! Ah! Como somos crianças...

Oh! não poder eu voar até você, meu bom amigo, e exprimir-lhe, com a minha emoção e torrentes de lágrimas, os sentimentos que agitam o meu coração! Sinto-me ofegante e procuro me acalmar

É um impulso natural da humanidade o querer tocar o que nos fere os sentidos. Não é o que fazem as crianças? E eu?

Tudo chega com o tempo,para quem sabe esperar.

O que nós não entendemos, nós não possuímos.

Posso prometer ser sincero, mas não imparcial.

Se eu te amo o que você tem a ver com isso? [Tudo].

Conhecer alguém aqui e ali que pensa e sente como nós, e que embora distante, está perto em espírito, eis o que faz da Terra um jardim habitado.

A alegria não está nas coisas: está em nós.

Todo anseio humano é, na verdade um anseio por Deus.

Tudo nos falta quando nos faltamos.

Ninguém falaria tanto na presença dos outros se se soubesse quantas vezes se é mal interpretado.

A coragem contêm em si mesma o poder, o gênio e a magia.

O homem só reconhece e aprecia aquilo que é ele mesmo em estado de realização.

Sonhe grande, pois os sonhos pequenos não mobilizam o coração dos homens.

Ousadia contém gênio, poder e magia.

Todos os dias deveríamos ler um bom Poema, ouvir uma linda cançaõ, contemplar um belo quadro e dizer algumas palavras bonitas.

Não vivas a escogitar as razões da tua vida; existir é um dever, ainda que fosse por um segundo.

A alma humana avança constantemente , mas em linha espiral.

Todo dia, devíamos ler um bom livro, uma boa poesia, ver um quadro bonito, e, se possível, dizer algumas palavras sensatas.

Trate as pessoas como se elas fossem o que poderiam ser e você as ajudará a se tornarem aquilo que elas são capazes de ser

Os homens sofreriam menos se não se aplicassem tanto a invocar os males idos e vividos, em vez de esforçar-se por tornar suportável um presente medíocre.

Veja o que você agora representa nesta casa: tudo para eles! Seus amigos lhe têm consideração e estima, você dá a eles muitos momentos de alegria e supõe que seu coração não poderia viver sem eles. No entando... se você partisse, se desaparecesse desse círculo, por quanto tempo sentiriam o vazio que a sua ausência lhe causaria? Por quanto tempo?... Ah! o homem é tão efêmero que, mesmo onde está verdadeiramente seguro de sua existência, no único lugar em que sua presença produz uma impressão real- na memória e no coração dos amigos - mesmo ali ele vai apagar-se e desaparecer, e logo!

A vida humana não passa de um sonho. Mais de uma pessoa já pensou nisso. Pois essa impressão também me acompanha por toda a parte. Quando vejo os estreitos limites onde se acham encerradas as faculdades ativas e investigadoras do homem, e como todo o nosso trabalho visa apenas a satisfazer nossas necessidades, as quais, por sua vez, não têm outro objetivo senão prolongar nossa mesquinha existência; quando verifico que o nosso espírito só pode encontrar tranqüilidade, quanto a certos pontos das nossas pesquisas, por meio de uma resignação povoada de sonhos, como um presidiário que adornasse de figuras multicoloridas e luminosas perspectivas as paredes da sua cela... tudo isso, Wilhelm, me faz emudecer. Concentro-me e encontro um mundo em mim mesmo! Mas, também aí, é um mundo de pressentimentos e desejos obscuros e não de imagens nítidas e forças vivas. Tudo flutua vagamente nos meus sentidos, e assim, sorrindo e sonhando, prossigo na minha viagem através do mundo.

“No momento em que realmente nos decidimos, então o universo começa a agir também. Todo tipo de coisa começa a ocorrer, coisas que não ocorreriam normalmente, mas que acontecem porque você tomou a decisão. Uma série de eventos flui dessa decisão, levantando a nosso favor todo tipo de imprevistos, encontros e assistência material que nenhuma pessoa no mundo poderia planejar que ocorresse na sua vida. Seja lá o que você possa fazer, ou tenha o sonho de fazer: comece. O arrojo tem dentro de si inteligência, poder e mágica. Então comece agora.

Qual é o melhor governo? Aquele que nos ensina a governar-nos.

A felicidade consiste na ação, na satisfação do esforço ininterrupto, não na posse

Numa situação difícil, quando nada mais fizer sentido para voce, ouça o seu coração, ele lhe mostrará o caminho.

Morrer é só não ser visto.

No silêncio forma-se o talento . Mas o caráter , no turbilhão do mundo .

Assim que você confiar em si mesmo aprenderá a viver.”

Vá até onde puder ver; quando lá chegar poderá ver ainda mais longe

Perigoso é aquele que não tem nada a perder.

Assim que você confiar em si mesmo, saberá como viver.

Os sentimentos não enganam. O que engana é o julgamento.

O que quer que você possa fazer, ou sonho tiver, comece! A audácia carrega genialidade, poder e mágica nela.

Saber não é suficiente; devemos aplicar. Querer não é suficiente; devemos fazer.

Assim que você confiar em você mesmo saberá como viver.

Quando não se ousa amar sem reservas é que o amor já está muito doente.

Cada momento, cada segundo é de um valor infinito, pois ele é o representante de uma eternidade inteira.

Diante da ignorância, até os deuses são impotentes!

Temos consciência de nossos defeitos, e acreditamos que os outros possuam exatamente o que nos falta.

Em relação a todos os atos de iniciativa e criação, existe uma verdade elementar, cuja ignorância mata inúmeros planos e idéias esplêndidas: que no momento em que definitivamente nos compromissamos a providência divina também se põe em movimento.

...A nossa vida física... vida social, os nossos hábitos, costumes, filosofia, religião e até os nossos conhecimentos casuais, estão constantemente proclamando: ... É PRECISO RENUNCIAR!!!...

O mundo é tão vazio se pensarmos apenas em montanhas, rios e cidades. Mas conhecer alguém aqui e ali que pensa e sente como nós, e que embora distante, está perto em espírito, eis o que faz da terra um jardim habitado.

Ousadia contém genialidade, poder e magia. O amor e o desejo são as asas do espírito das grandes façanhas. O verdadeiro amor é aquele que permanece sempre, se a ele damos tudo ou se lhe recusamos tudo. Mas onde se deve procurar a liberdade é nos sentimentos. Esses é que são a essência viva da alma. Na plenitude da felicidade, cada dia é uma vida inteira. Nem todos os caminhos são para todos os caminhantes. Em relação a todos os atos de iniciativa e de criação, existe uma verdade fundamental cujo desconhecimento mata inúmeras idéias e planos esplêndidos: a de que no momento em que nos comprometemos definitivamente, a providência move-se também. Toda uma corrente de acontecimentos brota da decisão, fazendo surgir a nosso favor toda sorte de incidentes e encontros e assistência material que nenhum homem sonharia que viesse em sua direção. O que quer que você possa fazer ou sonhe que possa, faça. Coragem contém genialidade, poder e magia. Comece agora. Só é merecedor da liberdade e da vida. Quem tem de conquistá-la de novo todos os dias. Quem é firme em seus propósitos molda o mundo a seu gosto. Precisamos sempre mudar, renovarmo-nos, rejuvenescer; caso contrário, endurecemos. Devemos ouvir pelo menos uma pequena canção todos os dias, ler um bom poema, ver uma pintura de qualidade e, se possível, dizer algumas palavras sensatas. Somos moldados e guiados pelo que amamos. A cor é a música dos olhos A nitidez é uma conveniente distribuição de luz e sombra. O maior problema de toda arte é produzir por meio de aparências a ilusão de uma realidade mais grandiosa. Tudo quanto se destina a surtir efeito nos corações, do coração deve sair. As dificuldades crescem à medida que nos aproximamos do nosso objetivo. Tudo o que liberta o nosso espírito sem nos dar o controle de nós próprios é prejudicial. Falar é uma necessidade, escutar é uma arte. A ingratidão é sempre uma forma de fraqueza. Nunca vi homens hábeis serem ingratos. Vive quem ousadamente vive. A beleza ideal está na simplicidade calma e serena.

Nosso espírito é um ser de uma natureza realmente indestrutível, e sua atividade continua de eternidade a eternidade. É como o Sol, que parece se pôr apenas aos nossos olhos terrenos, mas que, na realidade, nunca se põe, antes brilhando sem cessar.

Vejamos então, se há outra maneira de imaginarmos como se sente o homem decidido a livrar-se do fardo da vida, que, segundo dizem, é agradável. Porque somente temos o direito de falar sobre determinada situação quando somos capazes de sentí-la e compreendê-la.

Eu me embriaguei por mais de uma vez na vida, minhas paixões nunca estiveram longe da loucura, e não me arrependo: porque foi assim que vim a compreender que, desde tempos imemoriais, foram considerados ébrios ou loucos os homens extraordinários, que realizaram grandes coisas, coisas que pareciam impossíveis.

Mas também na vida cotidiana é insuportável ouvir gritarem, quando alguém se comporta de maneira livre, nobre, inesperada: Esse homem bebeu demais, está louco. Vocês homens tão sóbrios e sábios, deveriam envergonhar-se!

Não há alegria maior no mundo do que ver como uma grande alma se abre ao nosso encontro.

Oh, o que sei, todos podem saber - meu coração, porém, somente a mim pertence.

Não sentes que a tua desdita reside no teu coração destruído, no teu cérebro transtornado, e que nenhum rei da Terra poderia ajudar-te.

Não é medo, nem desejo, é um tumulto interior, imcompreensível, que ameaça rasgar-me o peito, que me sufoca!

Sempre foi meu destino entristecer aqueles a quem devia proporcionar felicidade.

Nós sonhamos quando falamos na morte.

É preciso abraçar a volúpia, fartar-se de prazeres e não ter medo da morte.

O homem com percepção suficiente para admitir suas limitações é o que mais se aproxima da perfeição.

“Montanhas não podem ser vencidas, exceto por caminhos sinuosos”

Ninguém é tão irremediavelmente escravizado quanto aquele que acredita equivocamente que é livre.

O amor é uma coisa ideal; o casamento, uma coisa real; a confusão do ideal com o real jamais fica impune.

“Acredite em si, depois saberá como viver”

Um homem esperto não comete erros menores

O talento molda-se na solidão; o caráter, na convivência.

Sim, nada mais sou do que um viajante, um peregrino sobre a terra! E você é alguma coisa mais do que isso?

Não lhe faltam as forças precisamente quando lhe são mais necessárias?

Fiz a minha casa sobre o nada; por isso, o Mundo inteiro é meu.

Qualquer coisa que você possa fazer, ou sonha fazer, comece a fazê-la. A ousadia tem em si genialidade, força e magia

Essa concorrência, e o modo como ficam atentos, um procurando obter vantagem sobre o outro; vejo as paixões mais mesquinhas, mais miseráveis, sem qualquer tipo de pejo (...) Vês, não posso compreender a raça humana, tão inconsciente á ponto de prostituir-se de maneira tão baixa.

Não há um momento que não devore a ti e aos teus; não há um só instante em que tu não destruas, não sejas forçado a destruir. O teu passeio mais inocente custa a vida a centenas de pobres vermezinhos. Com uma passada, tu deitas abaixo os edifícios penosamente erigidos pelas formigas, e fechas de modo ignominioso a tumba sobre todo um pequeno universo...

Que gente esta, cuja alma está inteiramente amarrada à etiqueta, aplicando, durante anos, todos os seus pensamentos e esforços a manter-se rigidamente à mesa! E não fazem isso porque nada mais tenham em que ocupar-se; ao contrário, o trabalho acumula-se precisamente porque um mundo de dificuldadezinhas impede a marcha dos negócios sérios.

Nada é tao necessário ao homem como o amor, de todas as suas maneiras e formas de existir. É terível saber que existem pessoas sem alma e sem sentimento para as pequenas coisas que ainda tem valor nesta terra.

O homem só é levado ao desejo de conhecer se fenômenos notáveis lhe chamam a atenção. Para que esta perdure, é preciso haver um interesse mais profundo, que nos aproxime cada vez mais dos objetos. Observamos então uma grande diversidade diante de nós. Somos obrigados a separá-la, distingui-la e recompô-la, daí resultando uma ordenação que pode ser apreciada com maior ou menor satisfação.