Sobre o Autor

Jean Jacques Rousseau

Jean-Jacques Rousseau, (28 de Junho de 1712, Genebra - 2 de Julho de 1778, Ermenonville, perto de Paris). Escritor e filósofo suiço.

O verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer isto é meu e encontrou pessoas suficientemente simples para acreditá-lo. Quantos crimes, guerras, assassínios, misérias e horrores não pouparia ao gênero humano aquele que, arrancando as estacas ou enchendo o fosso, tivesse gritado a seus semelhantes: Defendei-vos de ouvir esse impostor; estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém

O primeiro que tendo cercado um terreno se lembrou de dizer: Isto é meu, e encontrou pessoas bastante simples para o acreditar, foi o verdadeiro fundador da sociedade civil. Quantos crimes, guerras, assassínios, misérias e horrores não teria poupado ao gênero humano aquele que, arrancando as estacas ou tapando os buracos, tivesse gritado aos seus semelhantes: Livrai-vos de escutar esse impostor; estareis perdido se esquecerdes que os frutos são de todos, e a terra de ninguém

A propriedade privada introduz a desigualdade entre os homens, a diferença entre o rico e o pobre, o poderoso e o fraco, o senhor e o escravo, até a predominância do mais forte. O homem é corrompido pelo poder e esmagado pela violência. KS.

A arte de interrogar é bem mais a arte dos mestres do que a dos discípulos; é preciso ter já aprendido muitas coisas para saber perguntar aquilo que se não sabe.

Todas as paixões são boas quando somos senhores delas, e todas são más quando se assenhoreiam de nós.

O ser humano verdadeiramente livre apenas quer o que pode e faz o que lhe agrada.

Abandone a tua infância, meu amigo, e acorde!

A razao faz o homem o sentimento o conduz.

Não julgue e você nunca estará errado.

Em política, tal como na moral, é um grande mal não fazer bem, e todo o cidadão inútil deve ser considerado um homem pernicioso.

As cartas de amor começam sem saber o que se vai dizer, e terminam sem saber o que se disse

O homem é bom por natureza. É a sociedade que o corrompe.

Cada idade tem as suas inclinações, mas o homem é sempre o mesmo. Aos 10 anos é levado por doces; aos 20 por uma amante; aos 30 pelo prazer; aos 40 pela ambição; aos 50 pela avareza.

Não há nada que mais estreite dois corações do que haverem chorado juntos.

Não há nada que mais estreite dois corações do que haverem chorado juntos.

“O homem nasce livre, e em todo o lado ele está acorrentado.”

A vontade fala ainda quando a natureza se cala.

O homem nasce livre, e em toda parte é posto a ferros. Quem se julga o senhor dos outros não deixa de ser tão escravo quanto eles.

As mulheres não foram feitas para a fuga. Quando correm é porque desejam ser perseguidas

Maquiavel, fingindo dar lições aos Príncipes, deu grandes lições ao povo.

A razão forma o ser humano, o sentimento o conduz

A melhor maneira de pedir a Deus é tornarmo-nos merecedores do que desejamos.

A unidade de todas as coisas vivas existe neste mundo onde todo o mundo e todas as coisas buscam silenciosamente a Deus. Somente os ateus vêem um silêncio eterno

Dinheiro semeia dinheiro e o primeiro franco é,muitas vezes,mais difícil de ganhar que o segundo milhão.

O único hábito que se deve permitir a uma criança é o de não adquirir nenhum.

Os animais que você come não são aqueles que devoram outros, você não come as bestas carnívoras, você as toma como padrão. Você só sente fome pelas criaturas doces e gentis que não ferem ninguém, que o seguem, o servem, e que são devoradas por você como recompensa de seus serviços

Em vão buscaremos ao longe a felicidade, se não a cultivarmos dentro de nós.

É demasiado difícil pensar com nobreza quando pensamos apenas em ganhar a vida.

A verdade não é a estrada para a riqueza.

Sejamos bons e depois seremos felizes. Ninguém recebe o prémio sem primeiro fazer por isso.