Sobre o Autor

Friedrich Nietzsche

Filósofo alemão do século XIX, nascido em Röcken, Alemanha.

Só como fenômeno estético a existência e o mundo aparecem eternamente justificados.

É preciso ter um caos dentro de si para dar à luz uma estrela cintilante.

Toda a arte e toda a filosofia podem ser consideradas como remédios da vida...

Aquele que quer aprender a voar um dia precisa primeiro aprender a ficar de pé, caminhar, correr, escalar e dançar; ninguém consegue voar só aprendendo vôo.

Eu sou uma banheira transbordando sentimentos. E não tem ninguém pra fechar a torneira.

Quando se coloca o centro de gravidade da vida não na vida mas no além - no nada - tira-se da vida o seu centro de gravidade.

Nenhum vencedor acredita no acaso.

É preciso saber perder-se quando queremos aprender algo das coisas que nós próprios não somos.

Para ver muita coisa é preciso despregar os olhos de si mesmo.

“Aquele que combate monstros deve tomar cuidado para que ele mesmo não se torne um. E, se olhar muito tempo para o abismo, o abismo te encara de volta.”

A principal mentira é a que contamos a nós mesmos.

Não existem fatos, apenas interpretações.

Quando você olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você. When you look long into an abyss, the abyss looks into you.

In truth, there was only one Christian, and he died on the cross.

He who fights with monsters might take care lest he thereby become a monster. And if you gaze for long into an abyss, the abyss gazes also into you.

Hope is the worst of evils, for it prolongs the torments of man.

Falar muito de si pode ser um meio de se ocultar

Insanidade em indivíduos é algo raro - mas em grupos, festas, nações e épocas, ela é uma regra.

Ai de mim, é este o meu desgosto: introduziram, mentindo, prémio e castigo no fundo das coisas - e, agora, também no fundo de vossas almas, ó virtuosos.

Quem de vós pode, ao mesmo tempo, rir e sentir-se elevado? Aquele que sobe ao monte mais alto, esse ri-se de todas as tragédias, falsas ou verdadeiras. Corajosos, despreocupados, escarninhos, violentos #8213; assim nos quer a sabedoria: ela é mulher e ama somente quem é guerreiro.

Os pais fazem dos filhos, involuntariamente, algo emelhante a eles, a isso denominam educação, nenhuma mãe duvida, no fundo do coração, que ao ter seu filho, pariu uma propriedade; nenhum pai discute o direito de submeter o filho aos seus conceitos e valorações.

Éramos amigos e agora somos estranhos um ao outro. Mas não importa que assim o seja: não procuremos escondê-lo ou calá-lo como se isso nos desse razão para nos envergonhar. Somos dois navios cada um dos quais com o seu objetivo e a sua rota particular

Os homens mais espirituais, supondo que sejam os mais corajosos, também vivem, de longe, as tragédias mais dolorosas: mas justamente por isso eles honram a vida, por lhes oferecer a sua maior oposição.

Jamais alguém fez algo totalmente para os outros. Todo amor é amor próprio. Pense naqueles que você ama: cave profundamente e verá que não ama à eles; ama as sensações agradáveis que esse amor produz em você! Você ama o desejo, não o desejado.

Falsos valores e palavras ilusórias: são estes os piores monstros para os mortais; longamente e à espera, dorme neles a fatalidade.

A vida é dura de suportar; mas, por favor, não vos façais de tão delicados! Não passamos,todos juntos, de umas lindas bestas de carga.

Quero ter duendes a meu redor, porque sou corajoso. A coragem que afugenta os fantasmas cria seus próprios duendes: a coragem quer rir.

Meu irmão, se tens uma virtude e ela é a tua virtude, então não a tens em comum com ninguém.

Olhai-os, os crentes de todas as fés! A quem odeiam mais que todos? Àquele que parte suas tábuas de valores, o destruidor, o criminoso; mas esse é o criador. (Assim falou Zaratustra. p. 39)

“O Homem é uma ponte suspensa no abismo que liga a besta ao Super-Homem”