Sobre o Autor

Augusto Cury

Augusto Jorge Cury (1958), psiquiatra e escritor brasileiro.

Só o silencio pode conter a sabedoria quando a vida está em risco. Nos primeiros 30 segundos de tensão cometemos os maiores erros de nossas vidas, ferimos quem mais amamos. Por isso, o silencio é a oração dos sábios.

A sabedoria de um ser humano não está no quanto ele sabe, mas no quanto ele tem consciência de que não sabe. Você tem esta consciência?

Aprenda a amar sem esperar muito dos outros....

A Vida e muito longa para se errar, mas brevíssima para se viver.

A aceitação passiva das ideias é pior do que a crítica tola dirigida a elas.

Os piores inimigos de uma teoria são aqueles que se aderem radicalmente a ela, que não tem coragem para filtrá-la ou reciclá-la.

Se convivêssemos nas savanas com milhares de animais, talvez nunca nos decepcionássemos; mas,se convivermos com um ser humano, por mais fascinante que seja a relação, haverá inevitavelmente decepções.

O ser humano que erra é mais importante do que seus erros. Se pensarmos o contrário, é melhor vivermos com os animais.

Melhor é ser atirado entre os leões do que entre os aduladores: Os leões nos matam rapidamente; os aduladores, aos poucos.

Um ser humano inteligente discute ideias. Um ser humano mediano discute comportamentos, como fatos, estilos e conceitos. um ser humano superficial discute pessoas pessoas, quer dizer, suas roupas, projeção, imagem. Onde vocês se encontram?

— É melhor carregar do que ser carregado. É melhor suportar do que ser suportado. — O deus construído pelo homem, o deus religioso, é implacável, intolerante, exclusivista, preconceituoso. Mas o Deus que se oculta nos bastidores do teatro da existência é generoso. Sua capacidade de perdoar não tem bom senso, nos estimula a carregar os que nos frustram tantas vezes quantas forem necessárias.” Página 168

Não tema a difamação exterior. tema seus próprios pensamentos, pois somente eles podem penetrar em sua essência e destruí-la. Não é a dor que nos muda, como há milhares de anos pensamos, mais a utilização inteligente dessa dor, que fazemos ao longo da vida.

[...] Não refreie as lágrimas; chore tantas vezes quantas desejar, mas não lamente desesperadamente sua perda. Ao contrário, honre-o vivendo com maturidade. [...] Não tenha medo do caminho, tenha medo de não caminhar.

O sistema havia enfartado a imaginação das pessoas, corroera a sua criatividade. Elas raramente surpreendiam. Raramente davam presentes em dias inesperados. Raramente reagiam de modo distinto em situações tensas. Raramente libertavam o intelecto para enxergar os fenômenos sociais por outros ângulos. Eram prisioneiras e não sabiam.

Homens inteligentes sabem que as mulheres são admiravelmente complexas, um mundo a ser explorado, um tesouro a ser descoberto. Elas são tão fascinantes que, o dia em que eles acharem que conhecem uma mente feminina, deveriam saber que erraram o diagnóstico.

Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles.”

A mente humana é como o pêndulo de um relógio que flutua entre a razão e a emoção. Nossa capacidade de tolerar , solidarizar-nos, doar-nos, divertir, criar,intuir,sonhar é uma das maravilhas que surgem desse complexo movimento. O amor é seu melhor fruto. Cuidado com os desvios desse pêndulo.

Perdas sempre nos acompanharão;o que nos diferenciados animais é o que fazemos com elas.

Os piores estranhos são aqueles que vivem na mesma casa e fingem que se conhecem. Conversam banalidades, mas nunca o essencial.

A sabedoria não requer cérebros infalíveis,mas mentes que reconhecem seus limites e sua estupidez. Cobre menos de si mesmo.

“Sem sonhos, a vida não tem brilho. Sem metas, os sonhos não tem alicerces. Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais.”

A grandeza de um homem não está no quanto ele sabe, mas no quanto ele tem consciência que não sabe.

Por detrás de uma pessoa que fere há sempre uma pessoa ferida. Ninguém agride os outros sem primeiro se auto-agredir. Ninguém faz os outros infelizes, se primeiro não for infeliz.

Vivemos numa sociedade consumista, numa sociedade de desejos, e não de projetos existenciais. Ninguém planeja ter amigos, ninguém planeja ser tolerante, superar fobias, ter um grande amor.

“Cada ser humano possui uma beleza física e psíquica original e particular. Aprenda diariamente a ter um caso de amor com a pessoa bela que você é, desenvolva um romance com a sua própria história.”

Seus maiores inimigos não estão fora, mas dentro de você.

Fazer de cada momento uma vivência mágica.

De vez em quando eu não sei o que fazer comigo mesmo e com o meu gênio. É um saco estar sorrindo e dois minutos depois chorando.

A arte de pensar é a manifestaçâo mais sublime da inteligência.

Enfrente seu medo e o desafie, você vera que o mostro não é tão feio quanto você imagina