Sobre o Autor

Augusto Branco

Augusto Branco é um poeta brasileiro.

Sabe aquele lugar no cantinho, bem escuro, lá atrás da zilhonésima oitava cadeira, onde nem mesmo o ar habita? Pois bem: é ali que eu fico. Ali é o meu cantinho. Não é no palco, nem sob as luzes. É ali mesmo, longe da vista de tudo e de todos. E o que eu estou fazendo ali? Me esforçando para fazer dele um lugar melhor e mais bonito.

Um entrevistador sempre consegue obter respostas inteligentes quando faz perguntas idiotas.

Amizade não tem sexo. Mas se tiver também é bom. ;D

As coisas não acontecem na velocidade do pensamento, mas devem ser pensadas para que aconteçam. Sonhar e acreditar em seu sonho: nisto consiste toda a magia do universo.

Nunca sabemos quando será nosso último momento. Cuide para que ele não seja um curtir no facebook.

Não tente me entender, não vale a pena, porque sou muitos, e sempre o mesmo. Não sou absoluto. Sou mutável. Instável. Uma incógnita...

E talvez um dia eu aceite que você me considere uma pessoa especial, mas não porque eu me destaque ou me diferencie dos demais, mas porque sou exatamente igual a você.

O amor não precisa ser perfeito para ser amor... Ou não seria um sentimento humano, seria algo apenas ao alcance de Deus.

É preciso usar de bondade com pessoas que destroem a si mesmas com seus próprios argumentos. A tudo cabe um pouco de nobreza...

Quero penetrar em teu olhar Quero invadir tua alma Quero desnudar teu ser E exorcizar-te de ti e assim tornar-me um contigo...

E se ao invés de olhar apenas para dentro de mim eu quisesse olhar para dentro de você, você deixaria?...

Se você quer um pedacinho do Paraíso, acredite em Deus. Mas se você quer conquistar o mundo, acredite em você porque Deus já te deu tudo o que você precisa para você vencer.

Ao homem basta o homem. Feliz é aquele que consegue felicidade e paz apenas em estar consigo. Sempre insatisfeitos são todos os outros...

Se houver conforto, lazer e mesa farta, o homem vil governa sem que ninguém conteste suas ações. A sociedade ainda se vende facilmente por pão e circo...

Ter conhecimento de causa antes de fazer afirmações sobre um assunto evita muito mal entendido e previne constrangimentos.

Tenho um amigo que foi preso, acusado de corrupção. Como cidadão, tenho de reprová-lo. Como amigo, não posso deixar de estender-lhe a mão...

Não existe verdadeira vitória sem esforço e sacrifício. Mas há, sim, quem consiga sucesso fácil. Mas este não são vencedores: são trapaceiros.

Olhando para o passado nós entendemos o hoje. Olhando para o hoje, entendemos o amanhã.

As mulheres têm uma curiosa e irônica sina: são elas, muitas vezes, as educadoras de seus próprios carrascos.

Se uma mulher deseja ser valorizada como pessoa ela precisa fazer mais do que se esforçar para parecer um belo pedaço de carne.

Os homens se tornariam maiores apreciadores da beleza interior, se certas mulheres cuidassem mais da mente e do espírito do que cuidam do corpo delas.

Às vezes a felicidade diz oi pra você, e você diz tchau.

O homem que passa a vida a agir e a pensar sempre da mesma forma, ou incrivelmente esteve sempre certo, ou fatalmente esteve algo errado. O tempo passa, as coisas mudam, as pessoas evoluem. O que eu disse ontem pode já não servir para minha pessoa hoje, mas talvez sirva para outrem, porque cada um vive o seu momento. (...)

Maior parte da curiosidade e de comportamentos negativos da juventude em relação ao sexo está relacionado com o sentido de proibido e de transgressão. Se quando completasse 15 anos de idade a moça ouvisse seu pai a dizer ‘filha, hoje é o dia da tua iniciação sexual: cá estão quatro rapazes que farão isso com você’, estou certo que sexo seria visto como traumático, e a verdadeira transgressão dos adolescentes seria correr da cama como o diabo corre da cruz. Jovem rebelde, mesmo, seria abstêmio

Não caminhe atrás de mim: Eis que eu não sou nenhum mestre. Mas também não caminhe na minha frente porque nenhum líder eu sigo. Se quiseres, pois, seguir caminho comigo caminhe apenas ao meu lado, seja, apenas, meu amigo.

Talvez eu seja um cara que apenas te disse um ‘oi’ Ou um ‘boa noite’. Talvez eu só tenha aberto uma porta pra você Ou te servido um copo d’água Talvez eu tenha te cuidado com os olhos enquanto você passava Ou simplesmente te observei partir, sorrindo comigo mesmo Talvez eu tenha te oferecido balinhas Ou alguma outra guloseima E você apenas disse ‘muito obrigado’ Talvez eu seja apenas aquele carinha que você esbarrou na rua Enquanto você lia um livro, ou olhava as vitrines, E ao qual você sorriu desconcertada Enchendo o meu coração de poesia Sim, talvez eu seja aquele carinha que viajou ao teu lado Com o qual você cantou e sorriu e depois disse adeus E desde então nunca mais nos vimos Talvez eu seja um cara que você nunca irá conhecer Talvez eu seja um cara ao qual você jamais irá esquecer - ou fará questão de esquecer! E talvez eu seja um cara ao qual você jamais notará a presença Não é preciso, pois, que me notes a presença Já me sinto muito feliz em estar aqui E ter notado você Em meu caminho Pois é justamente isto o que sou E apenas isto o que sou: apenas um cara no caminho...

Já fui ferida Jjá fui magoada Já fui iludida E já fui enganada porque deixei que tudo isso acontecesse comigo... Hoje sei que enquanto não sabemos nos amar com verdadeira intensidade nós não sabemos o que queremos, Por isso estou sozinha há um bom tempo E assim permanecerei Porque o amor pelo outro está em mim E só será direcionado à alguém inteiro e na condição de ‘amável’, como eu... E enquanto ele não vem, sorrio para a vida.

Tratar bem a um desafeto não é ser superior nem educado: Isto é ser falso. E a falsidade me enoja. Prefiro um desafeto que me acerte um soco do que um desafeto que me oferece um sorriso: o primeiro é uma pessoa com convicções, o segundo é uma pessoa perigosa.

VIVA APAIXONADAMENTE É preciso viver apaixonadamente Em qualquer situação, indistintamente. Acredite, se você fizer assim, Perceberá que há vida e beleza em tudo. Perceberá que cada momento é importante E que sempre há música no ar! Portanto, cante - ainda que desafinado. E dance, ainda que você não saiba dançar. Chore todas as lágrimas que tiver E ria até não mais poder. Ame. Perdoe. Sinta raiva. Chute o balde! Faça aquilo que você verdadeiramente tem vontade de fazer. Mas o que você tem vontade de fazer não é convencional? - É arriscado? - O que as pessoas irão pensar? Se você está com alma cheia de receio Então esqueça o que eu digo, mas... - Afinal, o que você pretende? Se você pensa que é maravilhosa a rotina de trabalhar Voltar para casa, assistir tv, dormir E sair com as crianças no final de semana Parabéns: você é uma pessoa realizada! Mas penso que até o melhor dos prazeres Termina por ficar apenas razoável Em um ritmo destes. E eu quero o melhor do meu trabalho, O melhor da minha família O melhor da minha vida! Se você também quer isto, envolva-se de mágica. Deixe fluir a energia que corre em tuas veias. O universo inteiro está latente dentro de você E tudo que você precisa é deixar-se explodir! E quantas coisas surgirão! Quanto a fazer! Quanto a conhecer! Vá! Não pense em nada. Apenas confie em você. Você marchará rumo ao infinito E o que você viverá poderá ser bom ou ruim Nunca se sabe Mas sempre será enriquecedor, não duvide disto. E nunca, nunca se deixe vencer pelo medo. - Siga em frente! Ninguém conquista um sonho sem perseguí-lo. Ninguém anda uma milha sem dar o primeiro passo. Se ao final da estrada alguma sombra de arrependimento te atacar Ainda assim respire fundo e levante a cabeça. Orgulhe-se por ter tentado. Orgulhe-se por ter buscado. Orgulhe-se por ter empregado todas as tuas forças até o último instante! E, sim, há quem tenha medo de passar os dias a arrepender-se por suas ações Mas guarde estas palavras em seu coração: - Tanto pior e sempre pior é arrepender-se daquilo que você não fez!

Costumo dizer que quando estamos muito tristes, com a alma triste até a morte, é como se estivéssemos atravessando um desfiladeiro em uma corda bamba. O que tem embaixo é um abismo, e o que está acima é o céu. Se você olhar pra baixo, você verá o abismo. O abismo atrai o olhar, mas o abismo é morte certa, e ao olhar para ele você pode entontecer e cair. Portanto, nunca olhe para o abismo. Mas também não olhe para o céu. O céu é como um sonho, e ele pode estar belíssimo, muito azul, com um Sol radiante ou com uma lua linda e repleto de estrelas, não importa: não olhe para o céu, porque de tão belo ele pode fazer você esquecer de que precisa manter o equilíbrio e seus pés bem firmes na corda. Desta forma, eu te digo: o único lugar para o qual você deve olhar é para a frente, onde está o horizonte. O horizonte é onde está tudo o que você pode descobrir, viver e alcançar. Basta seguir em frente. Se você olhar para trás, poderá ver teus familiares e amigos dizendo: ‘siga em frente’. Mas se você não conseguir ouvir isto, concentre-se em teus pensamentos, porque é na verdade o que você quer: seguir em frente! Então apenas mire o horizonte, mantenha teus passos bem firmes e você atravessará o desfiladeiro, onde do outro lado haverá um mundo, pessoas, e uma vida que esperam, sinceramente, que você siga em frente!