Arthur Schopenhauer, filósofo alemão do século XIX da corrente irracionalista

Arthur Schopenhauer, filósofo alemão do século XIX da corrente irracionalista

Frases e Pensamentos

131 frases no total. Página 2/5, de 31-60

    "Quanto menos vida pessoal, mais segura e melhor será a vida intelectual."

        Arthur Schopenhauer

    "Desde jovem, percebi que os outros lutavam por bens exteriores, o
    que não me interessava, pois eu tinha dentro de mim um tesouro
    muito mais valioso do que todas as posses materiais. O mais importante era aumentar esse tesouro, bastando desenvolver a mente e ser totalmente livre. (...)"

        Arthur Schopenhauer

    "Visto da juventude, a vida é um longo futuro; a partir da velhice, parece um curto passado. Quando partimos num navio, as coisas na praia vão diminuindo e ficando mais difíceis de
    distinguir; o mesmo ocorre com todos os fatos e atividades de nosso passado."

        Arthur Schopenhauer

    "A vida interior é reprimida e não pode ser conscientizada porque conhecer nossa natureza mais profunda (nossa crueldade, medo, inveja, desejo sexual, agressividade, egoísmo) seria um peso maior do que poderíamos aguentar."

        Arthur Schopenhauer

    "Esse é o pior dos mundos possíveis.Com todas as suas variantes e diferenças, com toda a sua multiplicidade, durante o seu desenvolvimento, a realidade íntima do mundo e do homem é sempre a mesma vontade onipotente; a própria história é sempre a repetição do mesmo acontecimento sob aparências diversas: a vontade de viver determinado o sofrimento como condição humana: VIVER É SOFRER.."

        Arthur Schopenhauer

    "Pode-se deduzir que a vida é dor, porque vontade é desejo daquilo que não se tem, é ausência, privação e sofrimento, sobretudo se considerado o fato de que Satisafação Duradoura e permanente objeto algum do querer pode fornecer."

        Arthur Schopenhauer

    "Qualquer indivíduo que realmente acredite que seres supra-humanos concederam à nossa raça informações sobre os objetivos de sua existência e do mundo ainda está em sua infância. Não há outra revelação senão os pensamentos dos sábios — e mesmo esses pensamentos estão sujeitos a erros, como é a sina de tudo o que é humano."

        Arthur Schopenhauer

    "Quando nasce um homem como eu, só se pode desejar uma
    coisa: que consiga ser sempre ele mesmo e viver para seus
    dons intelectuais."

        Arthur Schopenhauer

    "Melhor deixar que os homens sejam como são do que acreditar no que não são"

        Arthur Schopenhauer

    "Devemos nos proteger da familiaridade e das amizades idiotas."

        Arthur Schopenhauer

    "O conhecimento é limitado, só a estupidez é ilimitada."

        Arthur Schopenhauer

    "Se você for educado e simpático, as pessoas ficam dóceis e obedientes. Assim, a polidez faz com a natureza humana o mesmo que o calor faz com a cera."

        Arthur Schopenhauer

    "É melhor não dizer nada do que ter um diálogo estéril e burro em conversas com os bípedes"

        Arthur Schopenhauer

    "Numa certa fase da vida, os homens têm demais, e no fim, muito pouco. (...) passam a metade da vida lidando com putas e a outra metade sendo cornos"

        Arthur Schopenhauer

    "Aquele que quer ser tudo não pode ser nada."

        Arthur Schopenhauer

    "Toda verdade atravessa 3 fases: 1) é ridicularizada; 2) é violentamente contrariada; 3) é aceita como a própria prova."

        Arthur Schopenhauer

    "A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de caráter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem."

        Arthur Schopenhauer

    "A glória deve ser conquistada; a honra, por sua vez, basta que não seja perdida."

        Arthur Schopenhauer

    "Não diga a um amigo nada que você esconderia de um inimigo."

        Arthur Schopenhauer

    "A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem."

        Arthur Schopenhauer

    "A Fé é como o amor; não há nada que a force."

        Arthur Schopenhauer

    "As religiões são como vaga-lumes: para brilhar precisam das trevas."

        Arthur Schopenhauer

    "A mulher é um animal de cabelos longos e idéias curtas"

        Arthur Schopenhauer

    "Uma maneira de agradar é deixar que cada um fale de si."

        Arthur Schopenhauer

    "Em geral, chamamos de destino as asneiras que cometemos."

        Arthur Schopenhauer

    "O Homem é livre para fazer o que quer, mas não para querer o que quer."

        Arthur Schopenhauer

    "Quando ouço música, a minha imaginação compraz-se muitas vezes com o pensamento de que a vida de todos os homens e a minha própria vida não são mais do que sonhos de um espírito eterno, bons e maus sonhos, e de que cada morte é o despertar."

        Arthur Schopenhauer

    "O Homem - Um boneco
    Às vezes converso com os homens do mesmo modo como as crianças conversam com seus bonecos: embora ele saiba que o boneco não a compreende, usando uma visão agradável e consciente, consegue divertir-se com a comunicação."

        Arthur Schopenhauer

    "A Intuição é mais forte que a Razão

    Devemos sempre dominar a nossa impressão perante o que é presente e intuitivo. Tal impressão, comparada ao mero pensamento e ao mero conhecimento, é incomparavelmente mais forte; não devido à sua matéria e ao seu conteúdo, amiúde bastante limitados, mas à sua forma, ou seja, à sua clareza e ao seu imediatismo, que penetram na mente e perturbam a sua tranquilidade ou atrapalham os seus propósitos. Pois o que é presente e intuitivo, enquanto facilmente apreensível pelo olhar, faz efeito sempre de um só golpe e com todo o seu vigor.
    Ao contrário, pensamentos e razões requerem tempo e tranquilidade para serem meditados parte por parte, logo, não se pode tê-los a todo o momento e integralmente diante de nós. Em virtude disso, deve-se notar que a visão de uma coisa agradável, à qual renunciamos pela ponderação, ainda nos atrai. Do mesmo modo, somos feridos por um juízo cuja inteira incompetência conhecemos; somos irritados por uma ofensa de carácter reconhecidamente desprezível; e, do mesmo modo, dez razões contra a existência de um perigo caem por terra perante a falsa aparência da sua presença real, e assim por diante.
    Em tudo se faz valer a irracionalidade originária do nosso ser."

        Arthur Schopenhauer

    "Assim como a cera, naturalmente dura e rígida, torna-se, com um pouco de calor tão moldável que se pode levá-la a tomar a forma que se desejar, também se pode, com um pouco de cortesia e amabilidade, conquistar os obstinados o os hostis."

        Arthur Schopenhauer

Biografia


Arthur Schopenhauer foi um filósofo alemão do século XIX da corrente irracionalista. Nasceu em Danzig, na Prussia, 22 de Fevereiro 1788 e morreu em Frankfurt am Main, 21 de Setembro 1860.

Pessimista em sua visão do mundo, considerou ser a Vontade a última e mais fundamental força da natureza, que se manifesta em cada ser no sentido da sua total realização e sobrevivência. O conceito de Vontade deste filósofo diz respeito a algo infinito, uno, indizível, e não a uma vontade finita, individual, ciente. Ela estaria presente no homem, como em toda a natureza. Para Schopenhauer, a realidade é vontade irracional, onde o finito nada mais é que mera aparência da realidade. A vontade infinita, traz com ela a característica da insaciabilidade, sendo então algo conflituoso que geraria dor e sofrimento ao homem.

Iniciou estudos de medicina na universidade de Gottingen, mudando depois para filosofia, na universidade de Berlim. Sua tese Vierfach Wutzel der Zats uber zurechern Grund ( "Sobre a quádrupla raiz do princípio da razão suficiente") foi escrita em 1813. O difícil convívio com sua mãe com certeza marcou sua personalidade mas ela lhe permitiu conhecer intelectuais como Goethe (1749-1832), que freqüentavam sua casa em Weimar, centro da vida cultural alemã em sua época. Com a herança recebida do pai pôde viver sua vida de solteiro com relativo conforto e inteiramente entregue ao seu trabalho intelectual. Seu principal livro, Die Welt als Wille and Vorstellung ou "O Mundo como vontade e representação" (1819), embora o seu livro Parerga e Paraliponema (1851) seja o mais conhecido.

"As coisas muito claras me noturnam."

    Manoel de Barros

"Onde não puderes amar, não te demores..."

    Augusto Branco

"Eu não desisti...apenas não insisto mais."

    Cazuza

"Fácil é sonhar todas as noites. Difícil é lutar por um sonho."

    Carlos Drummond de Andrade

"Soltar os demônios pode ser muito educativo em certas ocasiões."

    Deepak Chopra

"Todo o homem é culpado do bem que não fez."

    Voltaire

"O sexo é o alívio da tensão. O amor é a causa"

    Woody Allen

"Os mentirosos estão sempre prontos a jurar."

    Vittorio Alfieri

"Vento

Pastor das nuvens."

    Mario Quintana

"A maior felicidade é quando a pessoa sabe porque é que é infeliz."

    Fiódor Dostoiévski